Prefeitura reativa programa de alimentos da Agricultura Familiar para beneficiar famílias de Quatro Marcos

Por Luiz Carlos Bordin

A prefeitura municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Assistência Social, iniciou na sexta feira, 03, a distribuição de alimentos para as famílias de cadastradas nos programas sociais, adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Agricultura Familiar. A primeira entrega de 2021 ocorreu na sede do PAM, e atendeu as famílias do setor do bairro Zeferino 2.

O PAA é um programa federal, criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003 e é desenvolvido pelo Ministério da Cidadania e pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O programa realiza a compra direta de alimentos da Agricultura Familiar e a sua doação é feita às entidades assistenciais que atendem famílias em situação de insegurança alimentar.

Segundo Vagner Meira, Secretário de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio, “o objetivo do programa PAA é promover a compra de alimentos de agricultores familiares, que após aquisição, serão distribuídos para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional do município”. A modalidade é a compra com doação simultânea.

No município, o programa será desenvolvido pela parceria das secretarias municipais de Assistência Social, Obras Públicas e Agricultura, e executado por duas associações da Agricultura Familiar local, a Associação Matogrossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificadas e a Associação Comunitária Santa Rosa. Segundo Elisângela Antônia Lopes, “O PAA é um programa maravilhoso, pois contribui de forma efetiva na segurança alimentar e nutricional e melhorando a qualidade de vida de centenas de famílias prioritárias cadastradas no CRAS”.

O prefeito Jamis Silva Bolandin, afirma que “O programa PAA é de grande importância para as famílias da Agricultura Familiar e de pessoas vulneráveis de Quatro Marcos. Estamos felizes pela retomada do programa em 2021 e iremos trabalhar para o seu fortalecimento e ampliação”. Atualmente, o programa beneficia 50 famílias de agricultores familiares que vendem seus produtos à CONAB, que são distribuídas mensalmente para 525 famílias cadastradas.

O CRAS elaborou o calendário de entrega, com datas e locais para os próximos 06 meses.